O processo de admissão à dissertação de mestrado passa por um conjunto de passos que visam a aprovação do respectivo plano de trabalhos e processa-se de acordo com o Artº 19º do regulamento dos cursos de pós-graduação (PDF). Para poder solicitar a admissão a dissertação é necessário cumprir uma das seguintes condições:
Estar inscrito em Mestrado e ter obtido na parte escolar os créditos necessários à sua conclusão.
Estar inscrito em Especialização e ter obtido na parte escolar os créditos necessários à sua conclusão com média igual ou superior a 14.
O documento central na admissão à dissertação é um plano de trabalhos que descreva aquilo que será o tema da dissertação. A elaboração desse plano de trabalhos inicia-se com a divulgação de propostas de temas pelos potenciais orientadores e a sua selecção pelos candidatos à dissertação. Esta fase não segue nenhum procedimento específico, sendo a escolha dos temas feita livremente pelos alunos que deverão discutir com os potenciais orientadores o seu interesse num determinado tema.
Assim que exista um acordo entre um aluno interessado num tema e o futuro orientador, deve iniciar-se a formulação do plano de trabalhos que deverá apresentar e justificar claramento o trabalho proposto, definir a sua calendarização e identificar os recursos necessários à sua boa execução. Mais concretamente, o plano de trabalhos deverá conter os seguinte elementos:
Tema
Objectivos
Meios necessário à sua realização
Calendarização
Data de início dos trabalhos
Assinatura do candidato e do orientador
Os alunos do curso de Especialização que pretendam realizar a dissertação devem solicitar a transição para Mestrado. Para tal, devem, logo após a conclusão da parte escolar, entregar na divisão de pós-graduação um requerimento a solicitar essa transição. Após a aprovação desse requerimento, podem então dar continuidade ao processo tal como é descrito na secção seguinte.
Logo que o aluno cumpra os critérios de admissão já referidos, deve iniciar o processo de formalização da proposta de dissertação, sendo que o regulamento estipula que o pedido de admissão à preparação de dissertação deverá ser formalizado até 30 dias após a conclusão da parte curricular do Mestrado. Para tal devem começar por efectuar a pré-inscrição no 2ºano e solicitar o certificado de conclusão da parte escolar, ambos os procedimentos efectuados na divisão de pós-graduação.
Paralelamente, e em conjunto com o orientador, devem concluir a elaboração do plano de trabalhos e preencher o formulário de admissão disponível em http://www.eng.uminho.pt/downloads na secção Científico/Mestrados. Estes dois documentos, em formato electrónico devem ser enviados para o Director de curso e serão posteriormente analisados pela Direcção de Curso que se pronunciará sobre o mesmos e em caso de aprovação os enviará para aprovação nas comissões científicas dos orientadores.
Após a aprovação na Comissão Científica do Departamento do orientador, os candidatos devem enviar por correio para a secretaria do DSI (ver endereço em contactos) o requerimento de admissão à dissertação (p.4 do formulário) assinado pelo próprio e o plano de trabalhos (com eventuais correcções que tenham resultado da análise das comissões científicas) devidamente assinado pelo próprio e pelo orientador. Assim que o processo esteja completo será enviado para aprovação na Comissão Científica da Escola de Engenharia. Após a aprovação, será enviada uma comunicação por escrito para o candidato, informando-o da respectiva aprovação e indicando que deve proceder à inscrição na divisão de pós-gradução em Guimarães no prazo de 30 dias.