O curso de Mestrado em Sistemas Móveis tem a duração de 2 anos, sendo o primeiro ano relativo à parte escolar do curso e o segundo ano para a elaboração da dissertação de mestrado. O curso de Especialização em Sistemas Móveis tem a duração de 1 ano e coincide com a parte escolar do mestrado.
A estrutura curricular do curso encontra-se organizada de acordo com o regime de unidades de crédito (U.C.) que se encontram atribuídas às diversas áreas científicas de acordo com as 2 seguintes tabelas:
Os dois semestre que compõem a parte escolar dos cursos têm ambos uma estrutura assente em 5 disciplinas de base, uma disciplina de projecto e uma de seminário. As disciplinas de base correspondem a disciplinas convencionais e abordam as principais áreas de conhecimento dos Sistemas Móveis. As disciplinas de seminário proporcionam um espaço para a apresentação de tópicos relevantes que não se enquadram em nenhuma das disciplinas existente e servem também para proporcionar uma visão mais abrangente da área através da participação de diversos convidados externos. As disciplinas de projecto visam proporcionar uma visão mais pragmática e concreta dos principais desafios científicos e tecnológicos associados ao desenvolvimento de Sistemas Móveis.
Como se pode constatar pela análise das tabelas anteriores, existe um número significativo de disciplinas opcionais, estando os créditos atribuídos de forma a permitir que ao longo do ano os alunos possam dispensar a aprovação a duas dessas disciplinas. Contudo, o curso encontra-se organizado de forma a permitir que os alunos frequentem todas as disciplinas, não sendo por isso necessário fazer à priori escolhas em relação às disciplinas opcionais.
A aprovação no curso de especialização e na parte escolar do mestrado é concedida aos alunos que reúnam as seguintes condições:
Aprovação na totalidade das disciplinas obrigatórias que integram o plano de estudos
Aprovação a um número de disciplinas opcionais suficiente para, juntamente com os créditos obtidos nas disciplinas obrigatórias, perfazer dezoito unidades de crédito
Aprovação em cada área científica obrigatória de um número de disciplinas suficiente para alcançar o respectivo número de créditos mínimo.
Esta aprovação habilita à concessão de um Diploma de Especialização em Sistemas Móveis.
Os alunos com aproveitamento no curso de Mestrado, ou seja aproveitamento na parte escolar e na dissertação, serão reconhecidos com o grau de Mestre em Sistemas Móveis.
Tendo em conta o plano de estudo acima apresentado, o cumprimento dos requisitos de aprovação implica obter a aprovação às disciplinas obrigatórias, perfazendo assim 12 unidades de crédito, a um conjunto de disciplinas opcionais, perfazendo no total, pelo menos, 18 unidades de crédito, e ainda obter aprovação a uma das disciplinas da área científica de Sistemas Embebidos de forma a garantir o cumprimento dos créditos mínimos estabelecidos para essa área. Os requisitos em relação às restantes áreas científicas já são cumpridos pela aprovação às disciplinas obrigatórias.
A classificação final do curso de especialização será a média aritmética ponderada, arredondada até às unidades, das disciplinas a que foi obtida aprovação. No caso dos alunos que tenham ultrapassado o mínimo de créditos necessários à concessão do grau apenas serão consideradas para efeitos de média as disciplinas com melhor classificação das necessárias para a obtenção do grau.