As criação de sinergias com o mercado dos sistemas móveis é um objectivo fundamental nos cursos de pós-graduação em sistemas móveis, razão pela qual ambos os cursos prevêem na sua parte escolar uma significativa componente de seminário. Pretende-se assim ao mesmo tempo promover a ligação ao meio empresarial e enriquecer o plano de estudos, complementando os conceitos mais teóricos apresentados nas cadeiras convencionais com a apresentação de abordagens mais pragmáticas e específicas de aplicação desses mesmos conceitos em casos de aplicação real.
Do ponto de vista do modelo organizativo consideram-se dois tipos complementares de seminário: Os seminários semanais e os eventos de seminário.
Os seminários são tipicamente sessões de duas ou quatro horas dedicadas a um tema específico e com um único orador. Estas sessões permitem apresentar tecnologias específicas, temas científicos complementares ou assunto de enquadramento como gestão de inovação ou modelos de negócio.
Os eventos de seminário são sessões de um dia inteiro, ou meio-dia, abertas ao público em geral e com vários oradores que apresentam a sua contribuição para o tema do seminário. Essas apresentações são normalmente complementadas com paineis onde os oradores e a audiência podem analisar discutir tópicos relevantes na área.
Embora sejam parte integrante dos cursos, estes eventos não se destinam apenas aos participantes na pós-graduação em sistema móveis, sendo organizados de forma a serem do interesse da comunidade em geral e activamente divulgados junta da mesma. O objectivo é não só promover a ligação à comunidade, mas também estimular o próprio sentido de comunidade entre os interessados na temática dos sistemas móveis, criando um espaço de formação, reflexão e interacção entre os diferentes intervenientes nesta área.